Ensino superior
UFPel destina 600 bolsas de estudo
Com a redução nas quatro áreas, ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, foi possível aumentar o número de contemplados
Jô Folha -
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) conseguiu reduzir um terço do total geral das bolsas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, e aumentou o número de contemplados com as alterações feitas nos editais deste ano. Cada pesquisador passou a receber até duas, sendo limitado o total, o que não acontecia antes. Com isso, elevou o número de servidores e professores que alocam bolsas. De acordo com o reitor Pedro Curi Hallal, a instituição destinou cerca de 600 bolsas em quatro áreas acadêmicas, cada uma no valor de R$ 400,00, somando R$ 240 mil.
O reitor enfatiza que sua gestão tem a visão de que é um dos pilares da universidade no futuro, por isso considera importante reservar parcela do recurso para inovação tecnológica, que, na prática, são bolsas de iniciação ao trabalho. Com relação às bolsas na área de ensino, o princípio básico adotado é de que o julgamento tem de ser entre pontos minimamente comparáveis.
Cita como exemplo o caso de um bolsista monitor, que atua em uma disciplina com o professor, e os que trabalham no Desafio, o curso pré-vestibular gratuito oferecido pela instituição. “Não têm como competir juntos por bolsas de ensino. Por isso separamos o edital”, ressalta.
Hallal destaca que as bolsas de pesquisa sempre foram muito concentradas e os pesquisadores com maior pontuação ficavam com de três a quatro delas. A limitação em duas por pesquisador representou um corte financeiro muito grande, classificado pelo reitor como grosseiro, na prática.
Na área de extensão foi adotada uma separação detalhada entre dois grupos tradicionais, para evitar injustiças. Foram criadas duas categorias, inicialmente: programas e projetos. Após definida a de participação em eventos fora (congressos, seminários, entre outros). As inconsistências encontradas dizem respeito ao ranqueamento das revistas de publicações, que estava desatualizado.
Outro problema encontrado no novo sistema foi na área de computação, mas a avaliação é extremamente positiva, pois facilitou o processo de valorização do trabalho dos alunos, ressalta o reitor. Ainda segundo Hallal, a participação da comunidade da UFPel em concorrer e avaliar outros trabalhos deve ser destacada. Ele diz ainda que todas as decisões dos comitês independentes são mantidas pela gestão. “Tudo o que veio foi imediatamente publicado e aprovado”, afirma.
Conforme o reitor, mesmo diante da recessão econômica a universidade manteve os editais de bolsas acadêmicas, o que demonstra a motivação da gestão em qualificar a trajetória dos estudantes. Com a maior equidade na distribuição de bolsas foi possível reduzir significativamente a concentração que havia.
O que foi feito
Extensão
Foram distribuídas 170 bolsas para projetos regulares, das quais 50 específicas para estudantes em situação de vulnerabilidade social. No total, foram submetidos 229 projetos, os quais foram avaliados por 63 pareceristas. Ainda foram distribuídas 20 bolsas para programas estratégicos, das quais seis foram específicas para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. Outros dois editais tinham inscrições até a última quinta-feira.
Ensino
Foram disponibilizadas 201 bolsas na graduação, divididas nas modalidades Monitoria, Projetos de Ensino e Programas Estratégicos Institucionais. Nas bolsas de Monitoria, dos 128 projetos submetidos, 55 foram contemplados, totalizando 103 bolsas concedidas. Já as bolsas de Projetos de Ensino, dos 125 projetos, 44 foram contemplados, totalizando 68 bolsas. Em Programas Estratégicos Institucionais, dos 14 projetos, seis foram contemplados, totalizando 30 bolsas.
Pesquisa e inovação tecnológica
No caso das bolsas de iniciação tecnológica, dos 131 bolsistas de produtividade em pesquisa ou inovação tecnológica vinculados à UFPel, 115 se inscreveram nos editais e receberam, consequentemente, a cota. Ainda, foi aberto pela primeira vez edital que distribuiu 15 cotas institucionais para a área de inovação tecnológica com recursos da própria instituição.
Fonte: Assessoria de comunicação da UFPel
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